Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento do século XVII, localizado no coração de Marais, foi estruturado sob três eixos de trabalho:
- Dentro do espaço de 36 metros quadrados haverá um dormitório, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório, uma cozinha e um banheiro.
- O apartamento será alongado, compondo uma ilusão visual de superfície maior.
- O espaço se transformará mantendo o caráter do antigo.
Um bloco técnico compacto e eficiente, que inclui banheiro e cozinha, estará localizado em um extremo do apartamento para liberar um espaço amplo para o dormitório e sala de estar.
O dormitório, localizado no outro extremo, estará separado da sala de estar por uma divisória. Esse elemento será desenhado para criar um acesso íntimo e oculto ao dormitório. O espaço central contido entre o bloco técnico e o dormitório se dedicará a sala de estar e escritório. Cada mobiliário será feito sob medida e terá uma função específica que se ajusta criando uma composição pictórica.
O objetivo do projeto é criar um efeito estroboscópico nesta planta originalmente longa. Como a divisória, nenhum móvel alcançará o teto a fim de expor suas vigas.
A mesma continuidade visual é facilitada no nível do piso por meio de uniões ocas e peças de móveis cobertas com espelho. As unidades de depósito como o armário, as estantes, os móveis da cozinha e a biblioteca são colocadas no eixo longitudinal do apartamento, aumentando a impressão de alongamento. Por outro lado, as áreas de estar, escritório e bar, estão dispostas em forma transversal ao apartamento. As luminárias de design personalizado são suspensas entre os móveis e as vigas que se estendem ao longo do apartamento.
O apartamento foi pintado inteiramente de branco para enfatizar a textura específica de cada material. Este trabalho sobre a textura pode ser encontrado nos novos elementos utilizados: mosaico, mármore e lacas em branco. Esta neutralidade das cores, que sofre interferência apenas da luz que provem dos espelhos, permitirá um contraste sutil entre o antigo e o novo.